África
Exclusão de M23 no acordo em Washington pode comprometer a paz na RDC, afirma analista
O especialista em relações internacionais Horácio Nsimba disse que os Estados Unidos usurparam a mediação do conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da RDC, Thérèse Kayikwamba Wagner, e do Ruanda, Olivier Nduhungirehe, assinaram um acordo de paz, na sexta-feira, 27, última, na presença do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
O especialista Horácio Nsimba disse ainda não ver um deslumbro nesta mediação, e antevê uma possível violação do acordo pelo facto de não se incluir nas negociações o M23.
Já o cientista político Eurico Gonçalves disse que o acordo representa um marco importante na busca de paz entre a RDC e o Rwanda, o que constitui num sinal claro de que as negociações já têm um sinal de transparência.
O especialista Horácio Nsimba defende a sua posição de inclusão do M23 nas negociações por ser o beligerante e representar uma grande influência na região leste da RDC.
Estas declarações foram feitas no espaço “Tem a Palavra” do programa Capital Central da Rádio Correio da Kianda, que abordou “os pressupostos da assinatura de paz no leste da RDC, entre os governos de Kinshasa e Kigali, nos Estados Unidos”.