Economia
EUA reduzem para 15% tarifas sobre produtos angolanos: Especialista fala em medida saudável para economia

O economista José Lumbo, fala de uma medida saudável para a economia do país, a redução de 32% para 15% das tarifas aduaneiras aplicadas aos produtos angolanos.
José Lumbo entende que o momento deve servir para que Angola preste maior atenção a necessidade de diversificação dos produtos exportados para os EUA, de formas a tirar maiores benefícios da medida agora implementada.
“É, de facto, uma redução muito saudável para a economia angolana. Estamos a falar em cerca de 47% da redução. Desta medida, nós devemos estar atentos no sentido criarmos condições para diversificar a nossa carteira de produtos a serem exportados”, disse.
Entretanto, o especialista disse que o volume de exportações de produtos angolanos para os EUA ainda não satisfaz a expectativa, ou seja, o número ainda é relativamente baixo.
“Os números não são ainda muito acentuados, do ponto de vista financeiro. Não tem estado a trazer um volume financeiro simpático para a nossa economia. Angola quando vai exportar máquinas e equipamentos, estamos aqui a falar de cerca de 25 milhões de dólares. De facto, nós temos que produzir mais e com muita intensidade para responder a este grande desafio”, referiu José Lumbo.
Em comunicado a embaixada de Angola em Washington refere que a medida “constitui uma vitória histórica para a diplomacia económica da República de Angola e é o resultado de um processo contínuo de diálogo e cooperação entre o Executivo angolano e as autoridades norte-americanas”.