Sociedade
Especialista pede valorização das línguas nacionais no Dia da Cultura
Por ocasião do Dia da Cultura Nacional, assinalado hoje, o sociólogo Agostinho Paulo defendeu uma maior valorização das línguas nacionais como um dos elementos centrais da identidade cultural angolana.
Segundo o especialista, apesar da conquista da independência, o país não conseguiu estruturar uma política consistente de resgate e promoção das línguas locais. Por esta razão, considera que a adopção exclusiva do português como língua oficial contribuiu para a desvalorização das identidades culturais nacionais.
Nesse sentido, defende a institucionalização de pelo menos uma língua nativa ao lado do português, uma vez que a actual dinámica social nos centros urbanos tem vindo a limitar o uso e transmissão das línguas nacionais.
“Instituímos a Língua Portuguesa como língua oficial quando deveríamos articular aqui uma língua nacional. Os nossos pais e avós esqueceram-se de nos transmitir os ensinamentos por via das línguas nacionais e, com isto, nos perdemos”, disse.
O especialista avançou igualmente que a transmissão dos valores culturais, e do resgate e respeito pelas línguas locais é uma tarefa conjunta, abrangendo as famílias, escolas e até as políticas culturais de Angola.
Agostinho Paulo disse que, por meio dessa acção articulada, será possível massificar o aprendizado das línguas como Ovimbundu, Kimbundu, Nianeka-Humbi e Cokwe, entre outras locais.
“Os pais deveriam dedicar-se a transmitir valores culturais, a transmitir o ensinamento sobre as línguas nacionais aos filhos. Já temos programas televisivos e radiofónicos em línguas nacionais, o que é muito bom, mas precisamos massificar. Penso que as pessoas não precisam pagar dinheiro para aprender a língua nacional porque seria uma tarefa dos pais, das escolas e resultados das boas políticas públicas”, considerou o sociólogo.
O Dia Nacional da Cultura é celebrado em homenagem ao discurso do Presidente, António Agostinho Neto, preferido em 1979 na União dos Escritores Angolanos, com destaque para os objectivos, metas e desafios da Cultura Nacional.
