Economia
Especialista destaca impacto da capacitação das instituições em matéria de sinistro automóvel
As empresas devem ser conscientizadas em matéria de sinistros automóveis, por formas a terem uma gestão mais cuidada daqueles casos eventuais que realmente são passíveis de serem regularizáveis e que também entendam o processo da regularização.
A visão foi defendida pelo CEO da Global Service Cooporaction, Edson Kachivela, em declarações à imprensa, esta quarta-feira, 26, aquando de uma sessão de formação a diversas empresas, sob égide da Global Academy, empresa do Grupo Global Services Corporation, em parceria com a ENSA Seguros e Sonil.
“Estas empresas devem igualmente entender os próprios processos civis, partilhar estratégias e boas práticas na gestão de sinistro automóvel, promovendo o desenvolvimento profissional e a excelência no sector” sublinhou o responsável.
Edson Kachivela disse que a formação é direccionada a quadros seniores, profissionais de gestão de frotas, especialistas em Higiene e Segurança no Trabalho, profissionais de logística, peritos e avaliadores de danos patrimoniais de modos a compreenderem o funcionamento do seguro automóvel e o ciclo completo de gestão de sinistros analisar correctamente documentos interpretar e aplicar os normativos legais e contratuais vigentes.
De acordo com o gestor, nesta primeira fase do evento participaram oitenta empresas, tendo frisado que o ciclo de formação vai continuar com uma segunda edição em Janeiro de 2026.
Já Agostinho Prata, consultor da Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola (ENSA), sublinhou a importância dos automobilistas terem um seguro automóvel para salvaguardar possíveis sinistros que os mesmos possam vir a sofrer.
“Quando eu faço o seguro automóvel, é porque tenho a expectativa de ser ressarcido pelos danos que me for causado a viatura e dos danos que eventualmente eu possa causar a terceiros porque todos nós enquanto utentes de viaturas não estamos isentos de provocar ou sofrermos damos” sustentou.
