Politica
Especialista alerta para revisão pontual das estradas do país para conter aumento da sinistralidade
O analista político Joveth de Sousa disse nesta sexta-feira, 05, em declarações à Rádio Correio da Kianda, que se mostra preocupado com o mau estado das vias pelo país, pelo que alerta para a sua revisão pontual, a fim de prevenir mais perdas de vidas humanas.
A reacção do especialista surge na sequência das informações segundo as quais, Ministério do Interior vai lançar nos próximos dias, um programa de prevenção rodoviária denominado “Estradas sem mortes”, com o objectivo de reduzir a sinistralidade rodoviária apontada como a segunda causa de morte no país.
A informação foi avançada esta quinta-feira, 04, pelo ministro do Interior, em declarações à imprensa, no final da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito (CNVOT), orientada pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa.
O analista político Joveth de Sousa defende por outro lado, a necessidade de criação de um debate nacional sobre o estado actual e qualidade das estradas em Angola.
Importa referir que durante o primeiro semestre deste ano foram registados mais de 6 mil e 55 acidentes, com uma redução de 143, causando como consequências a morte de mil e 482 mortos com uma redução de 117, representando 7%.
Foram igualmente registados 8 mil e 582 feridos, mais 31, sendo a faixa etária mais afectada dos 36 aos 45 anos de idade, maioritariamente do sexo masculino com 57% de vítimas mortais e 52% de feridos.
Os atropelamentos, as colisões entre automóveis, despistes seguidos de capotamento e as colisões entre motociclos, foram as que mais destaques tiveram no período em análise.
A província de Luanda pela sua natureza de possuir maior parque automóvel e congregar maior número de habitantes, registou mil e 127 acidentes, seguido da Huíla com 565 e Huambo com 484 e do Uíge com 395.
