Sociedade
Educação precisa de 78 mil professores para cobrir demanda no país
O Ministério da Educação precisa de mais de 78 mil professores para uma cobertura total do ensino em Angola, de acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Professores e Trabalhadores do Ensino não Universitário.
Victorino Matias, avançou também que no presente ano académico, perto de oito mil agentes de ensino aguardam pela sua reforma de trabalho.
Segundo o mesmo, estas e outras questões a que chamou de “debilidades” no sistema de ensino, precisam de urgente correcção, sob pena de comprometerem ainda mais o processo de aprendizagem.
“Estamos a começar o ano lectivo com 2025/2026 com uma insuficiência de perto de 78 mil professores para fazer a cobertura total do ensino em Angola.
Estamos a começar mais um ano lectivo onde estão mais de oito mil funcionários do ensino que esperam a sua reforma há mais de quatro anos. Então estamos a começar um ano lectivo com as suas debilidades”, disse.
Recorde que um total de nove milhões e 700 mil alunos, no país, estão matriculados no ensino geral, no ano escolar 2025/2026.
A informação foi avançada pela ministra de Estado para a Área Social, Maria Bragança, durante a abertura oficial do ano lectivo no ensino geral, que decorreu em Luanda, sob Lema: “Aprender com Tecnologia, inovar com criatividade e transformar com paixão”.
