Ligar-se a nós

Economia

Economista antevê aumento da inflação com rejeição das moedas de 10 e 20 kwanzas nos mercados informais

Publicado

em

O economista José Lumbo antevê o aumento dos preços dos bens e serviços ou seja aumentar ainda mais a inflação, com a rejeição das moedas metálicas de 10 e 20 kwanzas nos táxis e mercados informais de Luanda.

Alguns populares ouvidos esta terça-feira, 03, pela Rádio Correio da Kianda, denunciaram a rejeição por parte dos vendedores e taxistas das moedas referenciadas, sem qualquer fundamento legal ou orientação do Banco Nacional de Angola.

O economista José Lumbo alerta para uma intervenção pontual das autoridades, por forma a “travar esta onda de especulação” que pode proporcionar uma subida galopante dos preços e aumentar o custo de vida das famílias.

O especialista disse que o Banco Nacional de Angola (BNA), na qualidade de entidade responsável pela emissão e regulação da moeda nacional, não emitiu qualquer comunicado oficial que desvalorize ou retire de circulação as moedas metálicas de 10 e 20 kwanzas.

José Lumbo disse ainda que “a lei das infracções económicas, frisa que a recusa de moeda nacional com curso legal em transacções comerciais é punível, e quem rejeitar pode ser sancionado com uma multa ou pena de prisão de até seis meses, daí apela a intervenção tanto do BNA e se possível da autoridades policiais por formas a travar esta onda de rejeição da moeda que pode levar a inflacionar ainda mais o mercado”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD