África
Ébola faz mais de 30 mortos na RDC
Os dados avançados pela Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira, 18, apontam que já são confirmados 48 casos de ébola na República Democrática do Congo onde pelo menos 31 pessoas perderam a vida.
O surto, o primeiro do país em três anos, foi declarado no início de Setembro. Os profissionais de saúde da linha de frente e contactos de pessoas infectadas com o vírus ébola na província de Kasai, na RDC, onde um surto foi declarado, começaram a ser vacinadas neste domingo, garantiu a Organização Mundial da Saúde.
“Já se passaram duas semanas desde que o governo da RDC declarou um surto de ébola… até agora, 48 casos confirmados e prováveis foram relatados, e 31 pessoas morreram”, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a repórteres por meio de link de vídeo da sede da OMS em Genebra.
Com vista a cortar a cadeia de transmissão e reduzir os casos, a OMS entregou mais de 14 toneladas de suprimentos médicos essenciais, enviou especialistas e montou um centro de tratamento de ébola com 16 pacientes actualmente em tratamento, disse responsável da instituição, acrescentando que os dois primeiros pacientes a se recuperar receberam alta na terça-feira.
