Mundo
Donald Trump anuncia viagem à Venezuela
O Presidente dos Estados Unidos da América, anunciou, esta sexta-feira, viagem para Venezuela, como forma de reconhecer o governo da presidente interina, Darcy Rodrigues, que assumiu o poder desde a captura de Nicolas Maduro, a 3 de Janeiro.
O anúncio foi feito poucas horas depois de Trump ter autorizado empresas americanas do sector petrolífero a retomar operações na Venezuela.
“Irei à Venezuela, mas ainda não decidimos quando”, afirmou Donald Trump aos jornalistas na Casa Branca.
Trump sublinhou que os Estados Unidos reconhecem o Governo da Presidente interina venezuelana, Dercy Rodríguez, como autoridade oficial na Venezuela.
“Estamos a lidar com eles”, disse o Presidente norte-americano, acrescentando que a Rodríguez está a fazer um “trabalho muito, muito bom” e a relação bilateral “é sólida”.
Donald Trump destacou ainda o acordo para reabrir o mercado venezuelano de crude às empresas estrangeiras sob controlo de Washington, referindo que as refinarias norte-americanas no golfo do México, especializadas em crude pesado, desempenham papel central no processo.
Empresas como a britânica BP, à anglo-neerlandesa Shell, a italiana Eni, a espanhola Repsol e a norte-americana Chevron foram autorizadas pelo departamento do Tesouro americano a retomar e/ou ampliar actividades na Venezuela.
Entretanto, os contratos destas empresas deverão ser regidos por leis dos Estados Unidos, e uma cláusula diz que eventuais litígios serão resolvidos nos Estados Unidos.
Quanto ao pagamento, os contratos referem que devem ser efectuados através de contas aprovadas pelo Departamento do Tesouro norte-americano.
