Ligar-se a nós

Economia

Dívida interna angolana dispara 51% no III trimestre de 2025

Publicado

em

O III trimestre de 2025 registou um crescimento expressivo da Dívida Interna de Angola, com emissões totais avaliadas em 4,93 biliões de kwanzas, o que representa um aumento de 51% em relação ao trimestre anterior e mais do que o dobro quando comparado ao período homólogo.

Os dados constam do balanço do Ministério das Finanças, do Plano Anual de Endividamento e do stock da dívida pública, calculados à taxa de 911,98 kwanzas por dólar.

De acordo com o documento, a composição da dívida interna continuou assente em três pilares: Bilhetes do Tesouro (BT), Obrigações do Tesouro (OT) e Contratos de Mútuo.

Os Bilhetes do Tesouro registaram emissões de 705,17 mil milhões de kwanzas, duplicando face ao trimestre anterior e crescendo 27% em comparação com o mesmo período de 2024. No total da dívida interna emitida, os BT representaram cerca de 14%.

As Obrigações do Tesouro mantiveram o maior peso no endividamento, com captações de 2,61 biliões de kwanzas  um aumento de 12% em relação ao trimestre anterior e mais do que o dobro na comparação anual. As OT representaram 53% das emissões totais da dívida interna.

Já os Contratos de Mútuo atingiram 1,61 biliões de kwanzas, igualmente mais do que duplicando tanto face ao trimestre anterior como ao período homólogo. Este instrumento respondeu por 33% do total emitido.

O relatório confirma, assim, uma forte aceleração no recurso ao endividamento interno, impulsionado por aumentos expressivos em todos os instrumentos utilizados pelo Executivo.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD