Sociedade
Dirigente detido por desvio de bens públicos no Cuvango
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve no Cuvango, província da Huila, o Director Municipal da Acção Social, Antigos Combatentes, Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Domingos Tiago.
Com 46 anos de idade, o dirigente estava a desempenhar a função há quatro meses e está a ser acusado pelo crime de peculato e desvio de fertilizantes que eram destinados à agricultura familiar.
A Policia local informou que encontrou em posse do mesmo 700 mil kwanzas e mais 200 mil kwanzas na sua conta bancária. Está também a s acusado de ter vendido 200 sacos de adubo e bens pertencentes à Administração Municipal do Cuvango.
O suspeito encontra-se detido no Comando Municipal da Polícia Nacional no Cuvango e a posterior será encaminhado ao Ministério Público.
Luis Paulo Ndala, Administrador Municipal do Cuvango, disse que aguarda o pronunciamento dos órgãos competentes, pois o acusado ainda goza do princípio da presunção de inocência.
Clarificou também que a Administração apenas teve conhecimento que o funcionário estava envolvido na prática de desvio de bens pertencentes à Administração Municipal.
O administrador frisou ainda que “caso de provem os crimes, a posição da Administração será primar pela boa gestão e não apropriar-se daquilo que não é nosso, principalmente daquilo que é público, que a lei seja cumprida, sobretudo aquela que nos é orientado a não mexer ou tocar nos bens do estado para beneficio próprio”, disse.