Ligar-se a nós

Politica

Diplomacia económica de João Lourenço gera frutos na banca e minas

Publicado

em

Na segunda quinzena de Dezembro de 2024, o Presidente João Lourenço realizou uma visita de Estado a Omã, um rico país asiático, o que resultou, em pouco menos de oito meses, na vinda de companhias robustas daquele país, com destaque para os sectores bancário e mineiro, por serem as mediatizadas.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, trouxe para o léxico político nacional o termo diplomacia económica, logo no seu primeiro mandato do quinquénio 2017-2022. E além de exigir um esforço nesse sentido aos seus auxiliares, ele próprio tem liderado essa nova filosofia de acção governativa.

Como resultado da mais recente visita de João Lourenço a Omã, regista-se a instalação no país do African Bank of Oman, que deverá operar no sector financeiro angolano; e a empresa Taadeen, igualmente de Omã, que passa a actuar nas minas, juntando-se a Catoca e Luele.

Com a entrada em funcionamento do African Bank of Oman, Angola volta a ter 22 entidades financeiras bancárias, depois de ver reduzido o número com o encerramento do banco. VTB.

O banco de matriz russa vinha enfrentando uma série de dificuldades, sobretudo relacionadas ao cumprimento da directiva do Banco Central angolano, que determinou um aumento de capital social mínimo para 15 mil milhões de kwanzas.

O VTB, entretando, não cumpriu com essa determinação fazia mais de dois anos.

A diplomacia económica levou também o Presidente, entre outros países, aos EUA, Japão, e ao continentes europeu e asiático.

Os ganhos alcançados junto dos EUA passam pelo investimento em energia limpa, Corredor do Lobito, bem como telecomunicações.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD