África
Dia da SADC marca início de uma nova era de integração e cooperação, diz Emmerson Mnangagwa

O Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Emmerson Mnangagwa, disse que o Dia da SADC, que se assinala este domingo, 17, marca o início de uma nova era de unidade, paz, solidariedade, integração e cooperação.
O Presidente do Zimbabwe defendeu ainda a necessidade de “se honrar os visionários Pais Fundadores, comprometendo-se novamente com a visão comum de uma região da SADC integrada, industrializada, próspera e pacífica”.
Emmerson Mnangagwa afirmou igualmente que de acordo com o lema da 44.ª Cimeira da SADC, o dever passa agora por construir uma SADC industrializada, defendendo o aumento do comércio do que se produz nos respectivos países como extremamente importante para acelerar a integração regional.
O Presidente em exercício da SADC disse que “o desenvolvimento de competências e os sistemas de ensino que reconhecem a cultura única e a riqueza dos recursos naturais devem igualmente ser mais integrados para que o nosso bloco da SADC esteja preparado para o mundo do futuro”.
“A industrialização não é apenas um objectivo, mas é necessária para criar empregos, aumentar o comércio intra-regional, promover o avanço tecnológico e melhorar a vida e os meios de subsistência dos povos da região” sinalizou.
Emmerson Mnangagwa destacou ainda que a região está a desempenhar o seu papel nos esforços conjuntos da SADC-Comunidade da África Oriental para encontrar uma solução pacífica para o conflito no leste da República Democrática do Congo.
Importa referir que a 45.ª cimeira ordinária dos chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), acontece este domingo, 17, na cidade de Antananarivo, capital de Madagáscar.
A cimeira que visa a passagem da pasta da presidência da organização pelo Chefe de Estado do Zimbabwe, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, ao seu homólogo de Madagáscar, Andry Rajoelina, acontece sob o lema “Promover a Industrialização, Transformação Agrícola e Transição Energética para uma SADC Resiliente”.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, representa o Presidente João Lourenço nesta que será a 45.ª Cimeira Ordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).