Politica
Desportistas angolanos deram exemplo de determinação à nossa juventude – João Lourenço
Numa mensagem publicada na noite deste domingo, 24, nas redes sociais, o Presidente da República saudou a Selecção Nacional de Basquetebol pelo décimo segundo título do Afrobasket conquistado hoje, ao vencer o Mali por 70-43, no pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
“Ficou uma vez mais patente a força do desporto na projecção ao nível africano e internacional da imagem do país, que esperamos influencie não só outras modalidades desportivas, mas também outras esferas da nossa vida económica e social”, lê-se na página da Presidência.
João Lourenço, aproveitou ainda para parabenizar a “equipa técnica e todos os que colaboraram e tornaram possível mais esta vitória de Angola no Afrobasket, proporcionando uma onda de alegria que se alastrou por todo o país”.
O Chefe de Estado angolano, que assistiu a partida acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, elogiou a determinação do cinco nacional:
“Na festa maior do basquetebol africano, os desportistas angolanos provaram a sua capacidade e resiliência, dando um exemplo de crença e determinação à nossa juventude”.
Ao vencer hoje o Mali, Angola sagrou-se campeã do Afrobasket 2025, que decorreu nos pavilhões do Kilamba, em Luanda, e no de Moçâmedes, no Namibe. O presidente João Lourenço aproveitou, igualmente, para ressaltar o simbolismo da conquista, no ano que o país celebra 50 anos de independência.
“A adesão entusiástica do público no apoio à nossa selecção demonstrou que a nação angolana, no ano em que celebra os 50 anos da Independência Nacional, está unida e determinada a tudo fazer para honrar as nossas vitórias colectivas”, finalizou.