Sociedade
Demolição do edifício da FAPA orçada em 3,5 mil milhões de kwanzas
A empreitada de demolição do edifício da FAPA, no Huambo, está orçada em 3,5 mil milhões de kwanzas, segundo dados divulgados esta terça-feira, 09, pelo Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
Com prazo de duração de seis meses, a obra, que tem como empreiteiro a empresa Ignatius Construction, LDA, vai custar aos cofres do Estado 3.583.200.205,70 de kwanzas.
“A consignação desta empreitada vai permitir a demolição do edifício da FAPA, pelo facto de apresentar um elevado nível de degradação, configurando-se como uma ameaça eminente à segurança das populações residentes nos arredores”, lê-se na nota do Ministério divulgada após o acto de consignação, que decorreu ontem, na cidade do Huambo.
Situado numa das principais avenidas da cidade, o edifício da FAPA “marcou durante décadas a memória colectiva do Huambo, mas encontra-se actualmente em avançado estado de degradação, não oferecendo condições de segurança”.
“A sua remoção abre espaço para novos projectos estruturantes de urbanismo e habitação, alinhados com o programa nacional de modernização do parque edificado”, realçou o Governo local, que espera que tal empreitada gere dezenas de postos de trabalho.
No processo de demolição, lê-se no documento, serão utilizados britador de laje, serra de fio diamantado, grua, carregadeira de rodas, picareta motorizada, máquina de lixar, veículos de transporte, pé-de-cabra, martelos, bem como equipamentos de soldagem e corte com oxigénio.
