Economia
Delegação da UE testemunha exportação do primeiro contentor de abacate no Corredor do Lobito
Angola vai exportar, pela primeira vez, um contentor de abacate, com certificação electrónica fitossanitária, para o continente europeu, nesta quinta-feira, 26 de Novembro, durante a visita oficial da delegação da União Europeia ao Corredor do Lobito.
De acordo com o programa a que o Correio da Kianda teve acesso, a partida da mercadoria acontece às 12 horas, no Terminal Polivalente do Porto do Lobito, na província de Benguela, e tem como destino o Porto de Roterdão.
A Cerimónia de Exportação do 1.º Contentor de Abacates para a Europa, com certificação electrónica fitossanitária (ePhyto) e certificações internacionais GLOBALG.A.P. e GRASP, está inserida no âmbito da visita oficial da União Europeia ao Corredor do Lobito, o que simboliza um avanço tecnológico, institucional e estratégico para o país, reforçando a sua integração no sistema internacional de comércio agrícola.
O evento é antecedido por momentos de lançamento do sistema de certificação electrónica (e-certification) e também de assinatura do Quadro Memorial da Iniciativa Global Gateway.
Além do Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu, e do Governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, estarão no evento a Embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, o representante da União Europeia em Angola, Marchel Germann, que fará a Demonstração da Exportação, bem como representantes do Ministério da Agricultura e Florestas, dos países baixos, entre outras entidades.

Pingback: África e Europa precisam uma da outra mais do que nunca - Von der Leyen - Correio da Kianda - Notícias de Angola