Sociedade
Decisores devem ouvir a base para melhorar ambiente de negócios, defende Director Nacional de Publicidade

O Director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, disse esta sexta-feira, á Rádio Correio da Kianda, que para a promoção de políticas públicas capazes de melhorar o ambiente de negócio no país, é necessário que os decisores públicos ouçam as preocupações de base.
O responsável teceu esta consideração ao final da IV Conferência Nacional sobre Ética e Legislação Publicitária, que decorreu no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, sob lema “50 anos de Publicidade Ética e Regulamentação ao Serviço da Sociedade e da Economia”.
José Matuta Cuato, que fez uma avaliação positiva do encontro, entende que a realização de eventos dessa natureza serve, entre os objectivos, para troca de ideias visando o enriquecimento das políticas gizadas para o melhoramento do mercado publicitário nacional.
Com o avançar das tecnologias, incluindo o uso da inteligência artificial na publicidade, José Matuta, disse que a regulação da mesma exige antes uma compreensão por especialistas.
Já o Secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, disse que o Executivo angolano reconhece a importância da indústria publicitária para o impulso da diversificação da economia.
O governante disse, igualmente, que por outro lado que “a indústria publicitária conquistou seu espaço e tem contribuído para a estruturação e construção do pensamento social, da formação da consciência e ética da sociedade.
Para Nuno Caldas Albino, o lema escolhido induz naturalmente a reflexão do papel da ética e regulação, que desempenham na construção de um mercado sólido, interno e responsável.
O governante disse que a publicidade gera enorme valor para economia, cria empregos, incentiva a concorrência, promove a liberdade de expressão e pode contribuir para a sustentabilidade dos órgãos de comunicação social e outros expedientes excepcionais de comunicação, que existem por conta das novas tecnologias de comunicação.
No encontro foram abordados temas relacionados com a evolução da legislação publicitária, a protecção do consumidor, as boas práticas na comunicação institucional e comercial, bem como a modernização dos instrumentos de regulação do sector.