Ligar-se a nós

Economia

Décimo terceiro volta a ser pago de uma só vez a partir deste ano

Publicado

em

O décimo terceiro salário na função pública volta a ser pago de uma só vez a partir deste ano de 2026.

A decisão foi anunciada esta quinta-feira pelo governo, no final da reunião negocial entre o Ministério Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e o Sindicato dos Professores que ameaçam greve no sector da educação.

Depois de vários anos a pagar o complemento salarial em prestações, o governo volta a pagar o décimo terceiro salário da função pública, de uma só vez.

Segundo o Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, José Pedro Filipe, José Pedro Filipe, o Governo voltará a processar, na íntegra, o salário do 13.º mês aos trabalhadores da Função Pública. “O Governo compromete-se a fazer o processamento do 13.º mês em parcela única”.

O MINFIN tem feito, há mais de cinco anos, o pagamento do subsídio de Natal, também designado por 13.º salário, em quatro prestações, que vai de Agosto a Novembro, justificado a medida como cumprimento da programação financeira do Tesouro.

O pagamento do 13.º salário na Função Pública é responsabilidade do Ministério das Finanças, ao abrigo do Decreto Lei n.º 10/94 de 24 de Junho e 264/17 de 4 de Julho. Porém, a decisão de dividir o 13.º salário em quatro parcelas mensais foi aprovada em Julho de 2020, pela Comissão Económica do Conselho de Ministros.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD