Sociedade
Cuando Cubango: VIH/Sida mata mais de 55 pessoas este ano
Ao todo, 57 pessoas morreram de VIH/Sida, de Janeiro a Junho do corrente ano, na província do Cuando-Cubango, sendo que comparativamente ao período homólogo de 2023, este ano foi registado um aumento de 177 casos positivos da doença e 31 mortes.
A revelação foi feita pela supervisora provincial da luta contra a doença, Maria de Fátima Matias, tendo acrescentado que o número é resultante das 1.145 pessoas cujos diagnósticos de VIH/Sida tiveram um resultado positivo.
Já os pacientes falecidos, de acordo com Maria Matias, estavam em Tratamento Anti-retrovirais, e durante o mesmo período foram realizados 21.486 testes voluntários em crianças, adolescentes, mulheres grávidas e adultos.
Referir que durante o primeiro semestre do ano em curso, foram controlados 792 pacientes, entre adultos e crianças seropositivas já em tratamento, enquanto 152 outras abandonaram a medicação.
Segundo a responsável, no mesmo período, os Centros de Aconselhamentos e Testagem Voluntária (CATV) registaram 134 novos casos positivos em mulheres grávidas e 19 crianças nasceram seropositivas.
Maria de Fátima Matias defendeu a importância das mães seropositivas e que amamentam irem, regularmente, às consultas, assim como o desmame da criança quando esta completar os seis meses de vida, a fim de evitar o contágio da doença de mãe para filho.
