Sociedade
Operação conjunta desmantela exploração ilegal de ouro no Bengo
Com vista a travar a onda de exploração ilegal de ouro nas localidades de Kiuembo, Kimazangue e Kinjinga, na Comuna do Zala, Município do Nambuangongo, província do Bengo, as forças de Defesa, Segurança e Ordem interna realizaram uma operação denominada “fio-de-ouro”, que terminou com a detenção de 121 cidadãos nacionais bem como a apreensão de vários meios que serviam para o garimpo ilegal de ouro.
A informação foi avançada em conferência pelo Sub-Comissário José Amaro Franco, segundo Comandante provincial naquela região do país. O oficial da corporação informou também que os implicados foram presentes ao Ministério Público e posteriormente ao juiz de garantia.
Aquela alta patente da corporação negou agressão a populares da região, durante a operação. Por seu turno, autoridade tradicional António Ndombele, disse que a exploração ilegal de ouro estava a preocupar a comunidade, e garante colaborar com as autoridades para travar o fenómeno.
De acordo com o Administrador municipal, José Munjinga, disse que os recursos minerais podem ser explorados pelos indivíduos licenciados pelas autoridades competentes, para permitir a empregabilidade e proporcionar progresso da região.
A operação “fio-de-ouro” contou com a participação de efectivos das Forças Armadas, da Polícia Nacional, do SIC e do SINSE.