África
Construção de infra-estruturas é prioridade para a região da SADC, diz Madagáscar
Depois do Zimbabwe, Madagáscar assumiu este domingo, 17, a presidência rotativa da SADC, durante a 45ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da região.
No discurso de aceitação, o novo Presidente em exercício da organização regional, Andrey Rajoelina, ressaltou a construção de infra-estruturas e capital humano, como alicerces que deverão conduzir a agenda do país para os próximos doze meses a frente da organização regional.
“É a nossa inspiração a promoção da industrialização e transformação da produção agrícola, e a transição energética por uma SADC resiliente, este será o lema que irá dominar a nossa presidência traduzindo a nossa ambição como o reforço das nossas economias, valorizando todo esforço a bem das nossas populações”, disse.
Na qualidade de presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, o alto mandatário, terá entre as várias missões, supervisionar ao mais alto nível a estrutura governativa da organização, fornecer orientação política e controlar as suas funções.
A cerimónia coincidiu com o vigésimo aniversário da adesão do Madagáscar ao bloco regional em Agosto de 2005.