Ligar-se a nós

Politica

Consolidação da dependência do Parlamento ao poder Executivo fragiliza actos do Governo, diz Mumbica

Publicado

em

O secretário nacional para os assuntos eleitorais da UNITA lamentou o facto da consolidação da alegada dependência do Parlamento pelo Executivo, o que caracteriza de grave, pelo fraco desempenho do Governo fruto da ausência de fiscalização do poder legislativo.

Faustino Mumbica disse que o ano parlamentar “foi um fracasso” e atribui nota quatro numa escala de zero à dez, sobre os pontos convergentes do pacote legislativo eleitoral, pelo que a UNITA não se sente satisfeita.

O deputado do “Galo Negro” atribui apenas três à quatro numa escala de dez sobre o pacote legislativo eleitoral, por considerar que a hegemonia da CNE detida por maioria de um partido político, o que no seu entender constitui uma concorrência desleal.

No âmbito das condecorações, Faustino Mumbica, disse que não faz sentido que se aborde a história política de Angola e se exclua Holden Roberto e Jonas Savimbi, consciente de que todos tiveram virtudes e defeitos, o que pode fomentar desnecessariamente conflitos políticos.

A UNITA disse continuar a defender a tese que a lei que institui a medalha nacional é injusta porque “exclui boa parte de angolanos que se reveem nas duas figuras”, e considera o processo “como um carnaval, por misturar vários angolanos que do ponto de vista contributiva constitui um insulto aos que combateram pela independência do país”.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD