Politica
Congresso da CEAST prepara carta sobre novos caminhos para Angola
Com a presença de representantes de diversos partidos políticos e da sociedade civil, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) abriu, nesta quinta-feira, 06, o Congresso Nacional da Reconciliação promovido pela CEAST.
Ao discursar na abertura do evento de dois dias, que decorre no hotel Victoria Garden, em Luanda, o Presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, referiu que o objectivo é que o encontro seja aproveitado para “uma introspecção pessoal e colectiva que proporcione um momento restaurador para toda nação”.
“Convidamos todas as sensibilidades sociais do nosso país para que possam revisitar a nossa história nos seus altos e baixos, ganhos e fracassos e dela tirar lições impactantes”, disse.
Perante as centenas de participantes, Dom Imbamba afirmou que como Igreja, pretende proporcionar “esse ambiente tendente a edificar e propagar a confiança mútua, o diálogo enriquecedor e a inclusão dignificante”.
Espera-se, continuou, que o Congresso apresente como resultados a realização do Encontro Nacional de Reavaliação e de buscas de novos caminhos para o futuro do país.
Dom Imbamba referiu ainda que o objectivo também é que os participantes façam uma retrospecção histórica e produzam uma carta do cinquentenário onde possa estar espelhado correcções dos erros cometidos e uma nova proposta de futuro para Angola.
“O longo e penoso processo de reconciliação nacional continua a animar a CEAST procurando contruir pontes”, disse o líder da organização católica.
No evento encontram-se representantes de vários partidos na oposição angolana, bem como integrantes do partido no poder, o MPLA.
Recordar que o por questões de agenda, conforme anunciado pela Presidência, o Chefe de Estado angolano, não pôde estar presente.
