Destaque
Competência empurra Adão de Almeida para o BP do MPLA
O Comité Central do MPLA exortou nesta segunda-feira, em Luanda, o Executivo angolano a impulsionar as mudanças necessárias e indispensáveis nos mais diversos sectores da vida nacional, visando a melhoria das condições de vida dos angolanos.
O órgão partidário realizou a sua primeira reunião desde às eleições gerais de 23 de Agosto último. Os trabalhos foram orientados pelo Presidente do partido, José Eduardo dos Santos.
Segundo o comunicado final desta sessão, que é a IV ordinária, o MPLA exortou o Executivo angolano a trabalhar afincadamente, tendo em atenção os grandes objectivos nacionais para a governação no período 2017 a 2022.
Recomendou ao Executivo angolano o contínuo apoio a pacificação dos conflitos ainda existentes em vários países da região dos Grandes Lagos.
Os membros do Comité Central manifestaram profundo reconhecimento ao Presidente José Eduardo dos Santos e ao Executivo angolano, pelos esforços e contribuições durante os dois mandatos consecutivos de Angola na presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), visando a paz e a estabilidade.
O comité aprovou ainda o plano geral de actividade para 2018 e o respectivo orçamento, bem como o regimento de funcionamento das comissões de auditoria e os regulamentos de instrução de processos partidários, de aplicação de sanções e de trabalho de auditoria partidária.
A IV sessão do Comité Central aprovou uma moção de apoio ao Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, pela forma “abnegada e exemplar, sentido patriótico e de Estado como conduziu os destinos do país e liderou (…) a edificação de uma Angola una, reconciliada, moderna e democrática.
Bureau Político
Durante a sessão, os membros do Comité Central Salomão Loheto Xirimbimbi e Adão Francisco Correia de Almeida foram eleitos membros do Bureau Político do MPLA.
O Bureau Político do MPLA é composto por 47 membros que foram eleitos no dia 23 de Agosto de 2016, na sequência do VII Congresso Ordinário do partido, realizado de 17 a 20 do mesmo mês, em Luanda, e que elegeu o Presidente José Eduardo dos Santos.
Por outro lado, o Comité Central procedeu ao preenchimento das vagas resultantes do passamento físico de Agostinho José Neto e Rui Alberto Filomeno de Sá “Dibala”, com a ascensão de António Sebastião Lino e João Rodrigues dos Santos Paula a membros efectivos.
O Comité Central é composto por 363 membros, eleitos no último congresso.
O órgão partidário manifestou condolências pelo falecimento dos seus membros Agostinho José Neto e Rui Alberto Filomeno de Sá “Dibala” e de Ciel da Conceição Cristóvão “Gato”, reiterando “os mais profundos sentimentos” de pesar às famílias enlutadas.
O comunicado final da reunião do órgão foi lido pelo secretário para a Informação e Propaganda do MPLA, Mário António.


