Mundo
Camaroneses votam para escolher Presidente em meio a expectativa de continuidade de Paul Biya

Os camaroneses foram às urnas neste domingo para escolher o próximo Presidente da República, numa eleição que pode prolongar por mais sete anos o mandato de Paul Biya, no poder desde 1982.
Com 92 anos de idade, Biya é o líder mais velho do continente africano e concorre para um novo mandato que, em caso de vitória, o levará a governar até aos 99 anos. Analistas políticos prevêem uma vitória do actual chefe de Estado, que já venceu sete eleições consecutivas desde que sucedeu Ahmadou Ahidjo, o primeiro Presidente do país, após a independência em 1960.
O Presidente Biya votou numa escola primária da capital, Yaoundé, tendo dito à imprensa que só se pronunciaria sobre o pleito depois da divulgação dos resultados.
A eleição decorreu num único turno, e o candidato que obtiver o maior número de votos será declarado vencedor. Biya enfrenta nove concorrentes da oposição, entre os quais Bello Bouba Maigari e Issa Tchiroma Bakary, ambos antigos membros do seu governo.
De acordo com as autoridades eleitorais, cerca de 8 milhões de eleitores, incluindo mais de 34 mil no exterior, estavam habilitados a votar nas mais de 31 mil assembleias eleitorais espalhadas pelo país.
Durante a campanha, Biya prometeu investir em infra-estruturas e combater a pobreza, que afecta cerca de 43% da população, segundo dados das Nações Unidas.
O país enfrenta ainda crises de segurança em várias regiões, incluindo a insurgência do Boko Haram no norte e o conflito separatista nas zonas de língua inglesa, no oeste do território.
Os resultados oficiais das eleições são esperados até 26 de outubro.