Ligar-se a nós

África

Camarões: protestos da oposição marcam oitava vitória de Paul Biya

Publicado

em

O político de 92 anos, Paul Biya, e chefe de Estado mais velho do mundo, foi oficialmente declarado vencedor das eleições presidenciais em Camarões, garantindo um histórico oitavo mandato.

A decisão foi anunciada pelo Conselho Constitucional do país nesta segunda-feira, 27, após uma votação realizada no início deste mês.

Biya está no poder desde 1982 e estende seu governo de décadas em meio a tensões políticas significativas.

Enfrenta acusações de atrasar os resultados, restringir a participação da oposição e supervisionar um sistema no qual seu partido tem profunda influência. Embora a vitória de Biya pareça garantida, o anúncio ocorre em meio a distúrbios e alegações de irregularidades no processo eleitoral.

A oposição denunciou o resultado como falta de credibilidade e pediu um diálogo nacional. Com Biya agora entrando em outro mandato, analistas dizem que a trajectória política de Camarões permanece em jogo – enfrentando demandas por mudanças e questões sobre estabilidade futura.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD