África
Camarões arrancam com campanha eleitoral com oposição a tentar derrubar Paul Biya

Nos Camarões, a campanha presidencial arrancou oficialmente no sábado, 27, com inicialmente 12 candidatos na disputa antes das eleições aprazadas para 12 de Outubro próximo.
Este pleito bastante aguardado pode estender ou encerrar os 43 anos de poder do actual Presidente, Paul Biya de 92 anos de idade, que busca por um oitavo mandato.
Entretanto, o ex-aliado de Paul Biya, Bello Bouba Maigari, espera derrotar o actual Presidente, lançando s sua campanha com um comício em Douala.
Durante o seu discurso perante milhares de apoiantes, o ex-ministro do Turismo, instou os presentes a monitorarem o processo de contagem de votos, e a rejeitarem qualquer fraude. “Não deixe sua vitória ser roubada. A mudança real virá do povo, e ninguém será capaz de detê-la se você for seu guardião” afirmou.
Durante o evento, Maigari apresentou dois candidatos presidenciais, Ateki Seta Carson e Akere Muna, que se retiraram da30 corrida e formaram uma coalizão com ele.
Isso ocorre quando estão sendo feitos apelos de todos os lados para uma coalizão entre o ex-governante e o outro forte candidato nesta eleição presidencial, Issa Tchiroma Bakary, que de acordo com sua equipa entrará na campanha esta semana.
Os líderes da oposição concordam com a necessidade de se unir em torno de uma única figura, mas estão lutando para decidir quem deve ser.
Cerca de 8 milhões de eleitores se registaram para a próxima eleição.