Educação Financeira
Burlas no Imobiliário – Arrendamento

Eu, você de certeza que já procuraram casas para arrendar e/ou vender. Certo? Diz-se arrendar (bens imóveis) e alugar (bens móveis). Sabia também isto?
Procurar uma casa é uma dor de cabeça e tudo começa como encontrar a tal casa… os chamados intermediários/consultores são pessoas, em geral, idóneas, sérias. Há um grupo de pessoas que se dedicam a esta actividade de encontrar a casa para o perfil de cliente com fins maldosos, criar prejuízo às pessoas que necessitam de encontrar uma casa, por via do crime de burla.
Como funciona?
A pessoa que procura encontra anúncios de arrendamento e entra em contacto. Este interesse advém de boas casas a preços convidativos, sedudores. Pode dizer-se preços anormais. Normalmente, o intermediário dá o nome e o contacto do/da dono(a) da casa. Este(a), por sua vez, diz que a casa está disponível e quem pagar primeiro entra na casa. Aqui começa a burla de facto. Tudo se baseia no medo, na pressão que se faz ao cliente, comunicando que há já outras pessoas a pagar, interessadas em pagar a casa, quem pagar primeiro entra… que pode pagar que não há problema… blá blá…
Conselhos:
1º Veja a casa e, se possível, alguém que perceba de obras. Nem sempre os nossos olhos vêem o que as casas têm de escondido
2º Havendo interesse, veja se as chaves são da casa e não são trocadas…
3º Formalize-se o interesse com o Contrato de Arrendamento e de preferência com a documentação da casa. Sabe que o Contrato deveria ser validado por num Notário?
4º Estando tudo bem com o Contrato, também é aconselhável que um(a) jurista ou advogado(a) possa analisar o mesmo e se estando tudo bem, assinar em duas vias as duas cópias do Contrato.
5º Pagar a renda, que de acordo com a Lei 26/15, de 23 de Outubro – Lei do Arrendamento Urbano, lei em vigor, que estabelece como limite de três (3) rendas antecipadas. A maioria dos casos, os donos são aceitam seis (6) meses de renda antecipada e ter sob o olhar as mesmas chaves de casa com que abriram as portas aquando da visita ao imóvel/casa/apartamento.
6º De preferência, ande sempre com alguém da sua confiança para testemunhar todos estes passos.
O tema deste artigo ignora o assunto das comissões dos intermediários.
Preocupe-se com tudo o que acontece neste processo de encontrar uma casa para si. Pequenos detalhes podem ser suficientes para abortar/parar de ver uma casa, de confiar num(a) intermediário(a). É preferível desistir do que acreditar naquele negócio tipo da “China” e ficar sem o dinheiro e, principalmente, sem a casa.
Lembre-se, quando há muito stress para pagar as rendas por quem é o(a) dono(a) da casa, é de pensar se não deve desistir. Este é um comportamento tradicional de burla.
Artigo n.º 187