Mundo
Burkina Faso: Presidente Traoré diz que país tem avanço na segurança e autossuficiência alimentar em 2025
O presidente de Burkina Faso, capitão Ibrahim Traoré, afirmou, durante o discurso de fim de ano no dia 31 de dezembro de 2025 que o país alcançou positivos avanços na melhorias da segurança e a conquista da autossuficiência alimentar, além de apresentar planos ambiciosos para 2026.
Em sua tradicional mensagem de Ano Novo, Traoré enfatizou o sucesso da Operação Lalmassga (“Muralha de Gelo”), que permitiu às forças armadas burquinenses retomar dezenas de cidades anteriormente controladas por grupos terroristas, particularmente na região de Nakambé, perto da barragem de Kompienga, em Namungu, em Gulmu, e em Namsiguia, nos arredores de Djibo e Toulfé, noticiou o Africanews.
Segundo o canal, o capitão Traoré prometeu dar continuidade às ofensivas militares até as fronteiras nacionais e elogiou tanto o exército quanto os Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) por seu papel na reconquista territorial.
Na frente humanitária, Traoré observou que milhares de deslocados internos retornaram a áreas seguras, recebendo apoio para retomar as actividades agrícolas e se beneficiar da infraestrutura recém-construída.
A agricultura é outro sector que segundo o Presidente do Burkina Faso destacou-se como uma grande conquista, tendo sublinhado que o país alcançou a autossuficiência alimentar em 2025, graças a campanhas eficazes, sementes melhoradas, subsídios e mecanização. Os planos para 2026 incluem o desenvolvimento de novas terras, projectos de retenção de água, aquicultura e produção de forragem.
O presidente também abordou temas como mineração, educação e saúde, destacando os esforços do Estado para retomar o controle sobre os recursos minerais, expandir o ensino técnico e profissional e fortalecer as instalações de saúde. O desenvolvimento da infraestrutura continuará com novas brigadas de construção de estradas e uma mudança para o planejamento urbano com edifícios altos.
Traoré reafirmou a política externa soberana de Burkina Faso, referindo que a partir de 2026, vai escolher parceiros que respeitam a independência nacional e rejeitando pressões externas. Ele concluiu com um apelo aos valores nacionais como a integridade, dignidade e patriotismo, instando os cidadãos a abraçarem uma nova Burkina Faso, livre de corrupção e focada no desenvolvimento nacional.
