Sociedade
Bié: cidadão espancado até a morte por roubo de galinha em Kalussinga
Um cidadão de cerca de 30 anos de idade foi espancado até à morte, pelo crime de roubo de duas galinhas no bairro da Ngalanga, município da Kalussinga, província do Bié.
O cidadão terá roubado os animais na comunidade vizinha e levado à sua casa. O dono, ao notar ausência das galinhas decidiu desenvolver a campanha de ‘caça ao homem, acompanhado de outras três pessoas, a esposa e outro casal amigo.
A esposa do malogrado, Celestina Ndapele, que escapou à morte, conta que na última semana o seu esposo apareceu em casa com duas galinhas.
Ao chegarem a casa o visitante reconheceu as suas galinhas. Confrontou a vizinha e ao confirmar os factos, ele os seus acompanhantes partiram para agressões contra o casal, e despejaram gasolina ao casal, e temendo pela sua vida, Celestina escapou, ajudada pelos demais vizinhos da aldeia.
A intervenção dos vizinhos não permitiu que o acusado fosse queimado vivo, pois aconselharam a procurar pelo soba a fim de dirimir o conflito.
Entretanto, no trajecto para o Jango do sobado, os donos das galinhas, bem como os seus acompanhantes continuaram a agredir o malogrado, situação que se intensificou já no Jango, enquanto aguardavam pela chegada dos sobas.
Uma fonte local avançou que quando os sobas chegaram, já o malogrado tinha perdido a vida. Na sequência, os quatro envolvidos puseram-se em fuga.
As autoridades foram accionadas e no último domingo foram capturados os quatro, estando agora a contas com a justiça.