Ligar-se a nós

Sociedade

Vandalismo: ENDE prevê uma semana para conseguir repor fornecimento de luz ao Bié

Publicado

em

A província do Bié está desde a última terça-feira, desconectada do sistema da rede nacional de energia eléctrica produzida pela Barragem de Laúca, por conta da vandalização de duas torres de alta tensão.

As torres vandalizadas são de capacidade de 220Kv, o que afectou vários municípios da província.

O coordenador do centro administrativo do Cuquema, na cidade do Cuito, Leonardo dos Santos, avançou que serão colocadas vedações sobre a estrutura eléctica para prevenir futuros actos de vandalismo.

O responsável avançou que a ideia inicial foi de que tivesse sido a ventania, a responsável pelo derrube das torres, mas uma visita de constatação no local permitiu apurar que houve acção humana.

“Porque os parafusos que nós estamos a ver aqui no chão, e como também algumas chapas, e as cantonelas, mostram que alguém desmontou isso”, afirmou.

A “ENDE” Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade disse estar sem meios para resolver o problema em tempo record e admite um período de uma semana.

“A ENDE, junto da RNT, estão a trabalhar no sentido de repor o normal fornecimento de energia eléctrica à cidade do Chinguar e Cuíto”, disse José Capeio, acrescentando que parte da cidade do Cuíto estará a ser alimentada pela Central Termina de Caluapanda.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD