Economia
Angosat-2: vendidas noventa por cento das capacidades na Banda C
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto de Oliveira, revelou nesta segunda-feira, 13, que 90% da capacidade da banda C do satélite angolano já está vendida.
Segundo o governante, que discursava na cerimónia de encerramento da Semana Mundial do Espaço, no Centro de Ciência de Luanda (CCL), agora, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPN) iniciou a venda de espaços na Banda KU, que cobre toda a África Austral, do primeiro satélite angolano.
“Já foram comercializadas cerca de 90% das capacidades da banda C e iniciamos a comercialização da banda KU, não só internamente, mas igualmente para clientes da região da SADC”, disse.
Durante a Semana Mundial do Espaço, de acordo com o governante, os especialistas do GGPEN percorreram, via terrestre, mais de 10 mil quilómetros, durante oito dias para apoiarem palestras e workshops, no quadro das várias actividades realizadas durante o evento internacional.
Sobre educação espacial, o ministro Mário Oliveira disse que foram exibidas sessões de filmes, palestras e formações nas escolas públicas do país.
Anunciou também terem sido instalados três pontos de conectividade na Namíbia, “a fim de avançarmos com o processo de comercialização da banda KU”.
Para o ministro, este é um passo importante na internacionalização dos serviços de Angosat-2, assim como na expansão do nosso programa espacial, servindo igualmente os países da SADC.
Reconheceu, por outro lado, a importância das telecomunicações no apoio aos diferentes sectores da economia e, em particular, na rede bancária nacional.
“Com o objectivo de apoiar a entrega de serviços de internet e conectividade, foram instaladas, nesta primeira fase, pontos de acesso à internet por via do Angosat-2 na província do Cubango, Huambo e em Malanje, em fase experimental”, referiu.