Ligar-se a nós

Economia

Angola gasta mais de USD 700 milhões na importação de combustíveis no terceiro trimestre

Publicado

em

O nosso país investiu 709 milhões de dólares na importação de combustíveis líquidos, no terceiro trimestre deste ano, dos quais, metade destes valores foi destinada para a compra de gasóleo.

Durante o período em referência foram adquiridos para a comercialização mais de um milhão duzentos e oitenta e seis mil, o que corresponde a 61% destinado aquisição de gasóleo e 25,94% referente a gasolina.

A informação foi revelada pelo director-adjunto do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), António Feijó.

O gestor disse ainda que, no período em referência foram introduzidas no mercado aproximadamente cento e 58555 toneladas de gás de cozinha. Em comparação do período homólogo, registou-se um incremento de aproximadamente 28% na aquisição do gás de cozinha.

Quanto as quantidades adquiridas representaram um aumento de 36% em relação ao trimestre anterior. António Feijó assegurou que o país, tem uma capacidade de armazenamento de combustíveis em terra de 675 mil 968 metros cúbicos.

Os dados foram durante a apresentação do balanço das actividades referente ao terceiro trimestre de 2025.

Quanto às origens das aquisições de combustíveis neste período, António Feijó revelou que 22% foram provenientes da Refinaria de Luanda, 1% da Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) e 70% da importação.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD