Economia
Angola gasta mais de USD 700 milhões na importação de combustíveis no terceiro trimestre
O nosso país investiu 709 milhões de dólares na importação de combustíveis líquidos, no terceiro trimestre deste ano, dos quais, metade destes valores foi destinada para a compra de gasóleo.
Durante o período em referência foram adquiridos para a comercialização mais de um milhão duzentos e oitenta e seis mil, o que corresponde a 61% destinado aquisição de gasóleo e 25,94% referente a gasolina.
A informação foi revelada pelo director-adjunto do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), António Feijó.
O gestor disse ainda que, no período em referência foram introduzidas no mercado aproximadamente cento e 58555 toneladas de gás de cozinha. Em comparação do período homólogo, registou-se um incremento de aproximadamente 28% na aquisição do gás de cozinha.
Quanto as quantidades adquiridas representaram um aumento de 36% em relação ao trimestre anterior. António Feijó assegurou que o país, tem uma capacidade de armazenamento de combustíveis em terra de 675 mil 968 metros cúbicos.
Os dados foram durante a apresentação do balanço das actividades referente ao terceiro trimestre de 2025.
Quanto às origens das aquisições de combustíveis neste período, António Feijó revelou que 22% foram provenientes da Refinaria de Luanda, 1% da Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) e 70% da importação.
