Desporto
Angola estreia-se com derrota diante do Egipto no Afrobasket Feminino 2025

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol iniciou com o pé esquerdo a sua participação no Afrobasket 2025, ao perder neste domingo, 27, diante da similar do Egipto, por 80-65, no Pavilhão 3 do Ce Ville, em Abidjan, capital da Côte d’Ivoire.
Num duelo a contar para a primeira jornada do Grupo A, as comandadas de Paulo Macedo até mostraram bons sinais no primeiro período, mas não conseguiram manter a consistência diante de um Egipto mais eficaz nos lançamentos exteriores e melhor organizado defensivamente.
O terceiro quarto foi determinante para o desfecho da partida, com as egípcias a abrirem uma vantagem confortável no marcador, que já não seria revertida até ao fim.
Este foi o terceiro confronto entre as duas selecções em edições do Afrobasket feminino, sendo agora duas vitórias para o Egipto e uma para Angola. A selecção angolana, bicampeã africana (2011 e 2013), entra assim pressionada para os próximos jogos, onde terá de vencer para garantir a qualificação para a fase seguinte.
Apesar do resultado negativo, o seleccionador Paulo Macedo mostrou-se confiante numa recuperação:
“Sabíamos que o Egipto era um adversário difícil. Vamos corrigir o que falhou, levantar a cabeça e focar-nos já no próximo jogo.”
Angola volta a entrar em campo nos próximos dias diante da anfitriã Côte d’Ivoire, que também integra o grupo A. O Afrobasket feminino decorre até 6 de Agosto, e reúne as 12 melhores selecções do continente africano.