Desporto
Angola afina armas em Espanha antes da estreia no Afrobasquete 2025

A Seleção Nacional de basquetebol sénior masculina intensifica a sua preparação para o Afrobasquete 2025, com um estágio exigente no Reino de Espanha, onde já soma bons indicadores competitivos.
Sob orientação do técnico espanhol Pepe Clarós, o “cinco nacional” venceu duas vezes o Misto da LEB Ouro primeiro por 80-65 e depois por 106-84 e tem agora pela frente, esta quinta-feira, um novo teste de fogo diante da seleção do Chile, adversário de maior estrutura táctica e física.
A preparação visa afinar os detalhes finais antes da maior competição continental da modalidade, que este ano terá lugar em território angolano, de 12 a 24 de agosto, com jogos nas cidades de Luanda e Moçâmedes. Angola, que detém 11 títulos africanos, volta a jogar em casa com a missão de reconquistar o troféu perdido nas últimas edições.
Nesta fase de estágio, o treinador Pepe Clarós continua a fazer ajustes no grupo. Foram recentemente afastados os extremos-postes Weza Panzo e Eduardo Simão, que se juntam aos já excluídos Hélder Neto, Golfate Buyamba, Jonathan Ndjungo e Luís Faial.
A seleção nacional está inserida no Grupo C, com sede em Moçâmedes, ao lado das seleções da Líbia (adversário de estreia), Sudão do Sul e República da Guiné um grupo competitivo que exigirá máxima concentração e eficácia do conjunto angolano.
“O estágio em Espanha permite-nos ter jogos com equipas de bom nível técnico e físico. A prioridade é criar uma equipa sólida, com identidade, que possa voltar a levar Angola ao topo de África”, afirmou um elemento da equipa técnica.
A menos de um mês do apito inicial do Afrobasquete, os olhos estão postos no desempenho dos anfitriões. Angola joga em casa… e a pressão da história exige vitória.