Diversos
Analistas consideram aumento salarial insuficiente face ao actual contexto económico
O especialista Luis Van-Duném disse à Rádio Correio da Kianda que o aumento salarial previsto para a função pública é merecido, entretanto, considera os 10% muito aquém de satisfazerem as necessidades dos trabalhadores, dado o actual contexto económico do país, marcado, dentre várias questões, pela desvalorização da moeda.
A consideração foi feita este sábado durante o programa Tribuna Livre que abordou o tema: “Funcionários públicos com aumento salarial de 10% a partir de Fevereiro: Medida prevê retroactivo de Janeiro”.
Com a actualização dos salários, Luis Van-Duném defendeu ainda uma revisão sobre a actual isenção do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho para até 150.000.00 (cento e cinquenta mil kwanzas), por entender que a elevação da isenção ao IRT em 2026 pouco ou nenhum impacto trará a população.
Por seu turno, o analista político Eurico Gonçalves disse que o aumento salarial de toda a função pública deve atender a uma análise pragmática a necessidade de aumentar a da riqueza nacional.
Em consequência do aumento, Eurico Gonçalves alerta também para a prestação de contas entre funcionários e o Estado, que deve ser observada pela qualificação dos quadros e maior desempenho no exercício das suas funções.
