Ligar-se a nós

África

África do Sul assume liderança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)

Publicado

em

A África do Sul acolheu nesta sexta-feira, 07, a Cimeira Extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, onde participaram também os Ministros dos Estados-Membros da SADC e do Secretário Executivo da organização.

O certame tomou nota da decisão da República de Madagáscar de renunciar ao seu cargo de Presidente da SADC, na sequência dos recentes desenvolvimentos políticos que afectaram a sua capacidade de assumir as responsabilidades inerentes ao cargo.

Em causa, está o recente Golpe de Estado ocorrido naquele país que levou à destituição do até então Presidente Andry Rajoelina.

A Cimeira reconheceu que, em conformidade com a alínea b) do n.º 2 do artigo 9.º-A, conjugado com o n.º 4 do artigo 10.º do Tratado da SADC, o próximo Presidente (Vice-presidente) assume a liderança interina caso o Presidente em exercício não possa exercer as suas funções.

Neste contexto, foi nomeada para o cargo de Presidente em exercício da SADC, a República da África do Sul, até Agosto de 2026. O Secretariado da SADC realizará consultas junto dos Estados Membros, em conformidade com o princípio de rotatividade, para identificar um novo próximo Presidente (Vice-presidente), o mais tardar até 30 de Novembro de 2025.

A Cimeira endereçou também as suas mais sentidas condolências às famílias enlutadas com o desaparecimento físico dos entes queridos durante os protestos ocorridos na República de Madagáscar em Setembro e, mais recentemente, na República Unida da Tanzânia.

Manifestou, igualmente, o seu profundo pesar pelo facto de os acontecimentos terem resultado não só na perda de vidas humanas, mas também na destruição de bens públicos e de infra-estruturas críticas nos dois países.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD