Desporto
África com duas selecções apuradas para o Mundial de 2026
Das 36 equipas africanas que estão no zonal, duas já estão qualificadas para o Mundial de 2026 nas Américas.
Até ao momento dois grupos já tem uma selecção apurada. Tunísia do Grupo H com 22 pontos e Marrocos com 21 já têm o passe assegurado para competir na próxima copa do mundo FIFA 2025, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Egipto do grupo A, Costa do Marfim (grupo F) estão a menos de um ponto para garantir a qualificação. Cabo Verde, África do Sul, Senegal, Argélia e Ghana precisam de pelo menos uma vitória para estar na copa do mundo.
Cabo Verde é a única selecção lusófona com fortes possibilidade de conseguir a qualificação, ao passo que a África do Sul, que lidera o grupo C com 17 pontos está próximo de ser a única selecção da África Austral a estar no maior evento futebolístico do mundo.
O Gabão, com 19 pontos no grupo F é até ao momento a segunda melhor seleção na corrida pela região africana e ainda sonha com a qualificação em caso de um desaire da Costa do Marfim.
Lembrar que Angola, que ganhou as Ilhas Maurícias na última terça-feira em Luanda, é quarta classificada do grupo D, com 10 pontos, atrás de Cabo Verde (19), Camarões (17) e da Líbia (15). Ilhas Maurícias com 5 pontos e Eswatini com 2 pontos completam o grupo.
