Ligar-se a nós

Mundo

Afeganistão: talibãs mantêm-se em silêncio sobre segundo apagão das telecomunicações

Publicado

em

No Afeganistão, o regime talibã, que controla o país, mantém-se em silêncio sobre o apagão das comunicações telefónicas e de internet que se verifica desde esta segunda-feira, 29.

Pelo menos todos os voos do Aeroporto Internacional de Cabul, foram hoje, 30, cancelados, deixando o Afeganistão isolado por via aérea como consequência directa do apagão da internet e das telecomunicações.

Em causa está o facto de há mais de 20 horas que os 43 milhões de habitantes do Afeganistão estão privados de telecomunicações, mas ainda não foi fornecida qualquer informação oficial.

De acordo com a emissora afegã AMU TV, a suspensão dos voos domésticos e internacionais foi provocada pela interrupção das comunicações.

A mesma estação televisiva, que cita as autoridades aeroportuárias, avança ainda que não receberam qualquer aviso prévio por parte do regime.

Os monitores internacionais independentes, avançaram que o corte está a aumentar o isolamento do país depois de o regime ter ordenado o corte de cabos de fibra óptica em várias zonas do país.

Referir que o regime justificou o corte da fibra óptica decretado em meados de Setembro alegando que estava a prevenir “actividades imorais, ao limitar directamente a infra-estrutura de rede do país pela primeira vez”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD