Sociedade
Activista no Namibe denuncia perseguição depois da manifestação contra subida de gasóleo e propinas
O activista social e coordenador do Fórum Regional para Desenvolvimento Universitário no Namibe (FORDU) disse estar a ser alvo de ameaças de morte por elementos não identificados, depois da realização da manifestação do dia 19 de Julho, em protesto contra a subida do gasóleo e da corrida do táxi.
Oseias Kaxinde avançou que a situação tem estado cada vez mais difícil naquela parcela do país, onde as casas de dois activistas foram fotografadas e colocaram informações “GPS” detenção, e localização caso detenção.
Kaxinde entende que este fenómeno visa desencorajar os actos de protestos com a subida de combustíveis e propinas nos últimos dias.
O Coordenador do Fórum Regional para Desenvolvimento Universitário no Namibe (FORDU) apelou a comunidade nacional e internacional sobre o ambiente de intimidação que ocorre nas terras da “Mulher Mukubal”, e disse que as manifestações têm sido pacíficas, no âmbito do direito consagrado na Constituição da República.
O académico referiu ainda que já participou a situação as autoridades policiais, e espera que os autores sejam identificados.

Oseias Caxinde
24/07/2025 em 11:22 am
Essa é a realidade que os Activistas do Namibe estão a viver.