Sociedade
Vencedores do Prémio SADC de Jornalismo 2021 serão conhecidos na próxima semana
Os vencedores da edição 2021 do Prémio SADC de Jornalismo serão anunciados nos dias 28 e 29 de Junho, por altura da realização, em Maputo, Moçambique, da 26ª Sessão (virtual) do Comité Regional de Adjudicação.
Na tarde do dia 28, entre às 15h30 e 16h (hora de Angola), serão anunciados os dois primeiros classificados, nas categorias de Imprensa e de Fotojornalismo. No dia seguinte, entre às 12h30 e 14h30, serão conhecidos os dois primeiros classificados, nas categorias de Rádio e de Televisão, respectivamente.
Os dois actos de premiação obedecerão quatro etapas, designadamente, a triagem dos trabalhos concorrentes, a formação dos grupos de adjudicação, a compilação das classificações e, finalmente, o anúncio dos vencedores nas quatro categorias.
Na fase de avaliação final do Prémio, Angola concorre com os seguintes jornalistas:
Imprensa: José Luís Mendonça (província de Luanda), com o artigo sob o título “A síndrome do isolamento cultural entre as nações da África Austral”;
Rádio: Etelvino Domingos (Cuanza Norte), com a reportagem sobre a “candidatura do Corredor do Cuanza a Património da Humanidade”;
Televisão: Nkula Zau (Cuanza Norte), com a reportagem intitulada “Voluntariado”.
De acordo com o comunicado emitido pela organização, Angola não se faz representar na categoria de Fotojornalismo, por “nenhuma das peças apresentadas ter reunido os requisitos exigidos pelo regulamento do concurso”.
