África
Chade: confrontos com milícias faz 23 mortos dos quais dois soldados do exército
No Chade, pelo menos 21 rebeldes e dois soldados morreram este domingo, 15, em confrontos entre grupos armados e exército daquele país. De acordo com a EFE, que cita fonte militar, os combates foram protagonizados pelo grupo armado chadiano Movimento para a Paz, Reconstrução e Desenvolvimento (MPRD) e o Exército do Chade no sul do país, na província de Moyen-Chari.
Segundo a fonte que cita, o chefe da unidade militar envolvida nos acontecimentos, capitão Berdey Moctar Hamid, os combates eclodiram no período matinal, na zona da subprefeitura de Korbol.
“Demos tempo aos rebeldes para se renderem, mas, como não querem fazê-lo, somos obrigados a usar a força para os colocar fora de combate, actualmente, os poucos combatentes que resistiam estão a fugir”, justificou Hamid.
Entretanto, os rebeldes, por seu lado, confirmaram os confrontos, mas negaram os números de mortos apresentados pelas autoridades.
Referir que embora a zona tivesse vivido várias semanas de calma até hoje, em Janeiro passado Moyen-Chari foi palco de fortes confrontos entre o Exército e dois grupos insurgentes, o MPRD e a Frente Republicana para a Alternância Patriótica e a Equidade (FRAPE).
