Sociedade
População do Cazenga reitera críticas sobre estado do Marco Histórico em dia de efeméride
O Marco Histórico em homenagem aos Heróis 4 de Fevereiro, localizado no município do Cazenga, em Luanda, encontra-se em avançado estado de abandono, situação que tem preocupado os munícipes, que denunciam o uso indevido do espaço como esconderijo de marginais.
O monumento inaugurado em 2005 para homenagear os heróis do 4 de Fevereiro, foi construído com um investimento público estimado em cerca de cinco milhões de dólares, apresenta actualmente sinais claros de degradação, incluindo vedação destruída, vandalização de placas, jardins abandonados e retirada de mosaicos.
Os moradores ouvidos pela Rádio Correio da Kianda, no âmbito das celebrações do 65º aniversário do 4 de Fevereiro, dia de Início da Luta Armada de Libertação Nacional, assinalado nesta quarta-feira, 04, criticam a morosidade das autoridades locais, na reabilitação profunda e urgente do monumento com vista dá-lo uma imagem que venha orgulhar a nação e honrar os heróis tombados pela causa.
Os nossos entrevistados sublinham por outro lado, que o espaço deveria ser preservado como património histórico, cultural e turístico, e não convertido num foco de insegurança e práticas ilícitas.
“Este local já está abandonado há muito tempo. Vê só como os muros de vedação foram destruídos, as estátuas dos heróis estão todas com grafites de Sprite, isso é muito triste”, lamentou um ancião, visivelmente chocado com o estado actual do monumento.
Recordar que nos primeiros quinze dias do mês de Janeiro, a administradora municipal do Cazenga, Nádia Neto, garantiu que o Marco Histórico 4 de Fevereiro, receberá ainda este ano, algumas obras de requalificação por formas a mudar a actual imagem do monumento que se encontra praticamente abandonado.
Nádia Neto disse igualmente que a restauração do marco histórico constitui uma das prioridades do seu pelouro para este ano, com vista a proporcionar uma maior reabilitação do monumento, para resgatar os objectivos da sua construção em tributo aos que se bateram pela libertação nacional.
