Desporto
Comentador questiona gestão de patrocínios no futebol angolano
O comentador desportivo João Víctor levantou hoje, 28, críticas sobre a falta de transparência na divulgação do contrato de patrocínio entre a Associação Nacional dos Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF) e a empresa Unitel, destacando que nem os clubes envolvidos parecem ter noção do montante a receber.
Em comentário à Rádio Correio da Kianda, João Víctor considerou estranho que, apesar da tradição de comunicação clara da ANCAF desde a sua criação, o valor do contrato não tenha sido divulgado, nem mesmo pelo próprio presidente da associação, que alegou não estar autorizado a revelar o montante.
“É bem verdade que a ANCAF sempre se comunicou bem, mas desta vez veio com uma comunicação que não agradou aos ouvintes nem aos amantes do futebol. É uma empresa de alta tarimba, e também a própria federação angolana de futebol é de alto calibre. Era bom que houvesse transparência neste contrato, porque o contrato é público e não há razão para esconder o valor”, afirmou o comentador.
João Víctor reforçou que a situação prejudica a verdade desportiva, uma vez que os clubes não têm clareza sobre o que irão receber. “Isto dá a entender que nem sequer os clubes têm noção de quanto poderão receber, e isso não é bom para a verdade esportiva. É uma prática recorrente, infelizmente, não é de agora”, sublinhou.
O comentador destacou ainda que, historicamente, os clubes angolanos têm sido patrocinados principalmente por empresas públicas, mas raramente há prestação de contas ou divulgação dos montantes envolvidos. Para João Víctor, seria importante que tanto a Unitel, como a ANCAF, tornassem público o valor do patrocínio, permitindo que os clubes e os cidadãos acompanhem e cobrem a gestão do acordo.
“Interessa a muitos angolanos conhecer os montantes, e no final de tudo deve haver prestação de contas junto da empresa patrocinadora, da ANCAF e da própria federação angolana de futebol. Só assim teremos transparência total”, concluiu o comentador, apontando que a falta de informação contribui para as dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes ao longo da época.
