Desporto
Futebol: Selecção moçambicana obrigada a jogar fora do país
A selecção sénior masculina de futebol de Moçambique está proibida de disputar os jogos oficiais em seu território, de acordo com uma decisão da Confederação Africana de Futebol.
A decisão, apurou o Correio da Kianda, deve-se à falta de condições técnicas no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, único recinto desportivo reconhecido pelo órgão reitor da modalidade no continente.
O facto de a relva do Estádio não responder aos padrões exigidos pela CAF, está na base da interdição, depois de técnicos terem feito duas visitas inspectivas ao Estádio no passado mês de fevereiro.
Em comunicado tornado público nesta terça-feira, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) refere que a Confederação Africana de Futebol (CAF) tomou a decisão após realizar duas inspeções nos dias 17 e 28 de fevereiro, em que foram identificadas várias anomalias que impedem a realização de provas oficiais internacionais no estádio.
“Entre os principais problemas destacam-se o estado do piso e da relva, além de outras anomalias que não atendem aos padrões exigidos”, lê-se no comunicado de imprensa da FMF.
De acordo com o documento, a seleção de futebol de Moçambique vai realizar os próximos jogos fora do país, a começar com a partida frente ao Uganda para a qualificação ao Campeonato do Mundo de Futebol, agendado para 20 de Março, sendo que o organismo que gere o futebol naquele país do índico, tem até 07 de Março para indicar à CAF o “estádio alternativo que cumpra com todos os requisitos necessários para a realização do jogo”.
A interdição do único estádio que pode ser utilizado em jogos internacionais segue-se a uma outra, em 15 de dezembro passado, igualmente por não cumprir os “padrões exigidos”.
Antes, o Estádio do Zimpeto tinha sido interdito em 2023, obrigando a seleção dos ‘mambas’ a jogar na vizinha África do Sul.
O presidente da FMF reconheceu em 08 de janeiro que o relvado do Estádio Nacional de Zimpeto “está mau” e pediu ao governo para alocar fundos para a manutenção da infraestrutura.