Ligar-se a nós

África

ONU descreve condições graves na cidade sudanesa após ser tomada pelos rebeldes

Publicado

em

Foram descritas pelas Nações Unidas condições humanitárias alarmantes na cidade de el-Fasher, no oeste de Darfur, no Sudão. Esta conclusão surge após a primeira visita da ONU aquela localidade, desde que a cidade caiu para as mãos das forças paramilitares de Apoio Rápido em Outubro de 2025.

De acordo com a coordenadora humanitária da ONU para o Sudão, Denise Brown, a missão, que durou horas, foi realizada sob extrema tensão, tendo assegurado que “que apenas um pequeno número de civis foi visível durante a visita, embora as Nações Unidas acreditem que muitos outros ainda estão detidos ou feridos e precisam de evacuação médica urgente”.

“Foi uma missão tensa, porque estamos entrando no que não sabemos, no que a ONU tem descrito como uma cena de crime massiva”, disse ela, observando que a visita ocorreu logo após o assassinato dos pacificadores em Kadugli, nas proximidades.

As Nações Unidas afirmam que “as vilas ao redor de el-Fasher pareciam completamente abandonadas, enquanto as que ainda estavam na cidade sobrevivem em prédios danificados ou abrigos improvisados, sem água limpa, banheiros ou comida adequada”.

A ONU afirma que centenas de civis permanecem, enfrentando escassez de medicamentos, educação e suprimentos básicos. Os preços dos alimentos são extremos, com um quilo de arroz supostamente custando até 100 dólares.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD