África
ONU alerta que crise do Sudão piora à medida que os combates se intensificam
Os representantes de diversas agências da ONU alertaram o Conselho de Segurança sobre riscos crescentes para civis e trabalhadores humanitários enquanto as Forças Paramilitares de Apoio Rápido e o exército sudanês disputam o controlo do país.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas recebeu uma reunião informativa na segunda-feira, 22, sobre a escalada da violência e o agravamento da situação humanitária no Sudão.
“Desde a última reunião informativa do Secretariado sobre o Sudão em Outubro, o conflito se intensificou novamente, confirmando temores de que a estação seca traga mais combates e ataques renovados contra civis”, disse Mohamed Khaled Khiari, Secretário-Geral Assistente da ONU para o Oriente Médio, Ásia e Pacífico ao Conselho.
O responsável disse que “cada dia que passa traz níveis impressionantes de violência e destruição, destacando que civis estão suportando sofrimentos imensos e inimagináveis sem fim à vista.
Referir que nas últimas semanas, o conflito se tem concentrado na região de Kordofan, onde as Forças de Apoio Rápido obtiveram ganhos territoriais significativos.
No dia 1º de Dezembro, as forças de Apoio Rápido capturadas por Babanusa no Kordofan Ocidental foram seguidas em 8 de Dezembro pela captura de Heglig no Kordofan do Sul, um campo petrolífero e estação crítica de processamento de petróleo bruto sul-sudanês que bombeava para Port Sudan para exportação.
