Ligar-se a nós

África

Madagáscar: Presidente Rajoelina denuncia “tentativa ilegal de tomada do poder”

Publicado

em

No Madagáscar, o Presidente Andry Rajoelina, denunciou hoje, 12, estar em curso uma “tentativa ilegal e forçada de tomada do poder, em andamento em território nacional, contrária à Constituição e aos princípios democráticos”.

Esta declaração de Andry Rajoelina, surge um dia após um contingente de soldados se reunir ao lado de milhares de manifestantes antigovernamentais na capital, Antananarivo.

Por intermédio de um comunicado, o Presidência malgaxe afirma que deseja “informar essa pretensão ilegal a toda a nação e a comunidade internacional”.

Importa referir que no sábado, muitos soldados malgaxes juntaram-se a milhares de manifestantes nas ruas da capital do país, Antananarivo, apelando às forças de segurança para “recusarem ordens de disparar” sobre a população e condenando a recente repressão policial.

Antes de abandonarem a sua base militar no distrito de Soanierana, nos arredores de Antananarivo, os soldados do CAPSAT (Corpo do Exército de Pessoal e Serviços Administrativos e Técnicos) apelaram à desobediência.

Em 2009, esta mesma base tinha já protagonizado uma rebelião durante o levantamento popular que levou ao poder o actual Presidente.

A manifestação de sábado em Antananarivo foi uma das maiores desde o início dos protestos, a 25 de Setembro, desencadeados pelo movimento “Geração Z” que são (jovens nascidos entre 1997 e 2012), em contestação aos cortes de água e de electricidade, que evoluíram para uma crítica generalizada aos responsáveis políticos no poder, a começar pelo Presidente Rajoelina.

Entretanto, igualmente no sábado, 11, o novo primeiro-ministro, Ruphin Zafisambo, assegurou que o Governo, “que se mantém firmemente,  está “pronto para colaborar e ouvir todas as forças: os jovens, os sindicatos e o exército”.

“Madagáscar não poderá resistir a novas crises se esta divisão entre os cidadãos persistir”, acrescentou o general Zafisambo num breve discurso gravado.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD