Sociedade
Conhecida sentença do SIC que assassinou colega com tiro na cabeça no interior da esquadra
A sentença do agente de Investigação Criminal (SIC), implicado em crime de homicídio será conhecida na manhã desta quinta-feira, 9. A sessão da leitura e publicação de sentença terá lugar na sede do SIC em Cacuaco.
A informação foi avançada pelo porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa.
No processo é arguido um Agente de Investigação Criminal de 2ª Classe, Mendonça Gila Gombe de 39 anos de idade, acusado de ter assassinado um outro efectivo de 3ª classe que em vida respondia pelo nome de Afonso Pedro.
O acusado julgado no passado dia 30 de Setembro, em Cacuaco, por crime de Violência Contra Inferior e que resultou em Homicídio, ilícito penal previsto e punível nos termos da lei dos crimes militares.
Os factos de acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, se sucederam às 18 horas do 16 de Outubro de 2024, onde o acusado terá feito recurso a uma arma de fogo do tipo pistola, e disparado a queima-roupa contra a cabeça de seu próprio colega, isto no interior da esquadra da zona Verde, afecto ao Comando Municipal da Polícia Nacional de Belas, em Luanda.
O assassinato terá sido motivado por raiva, após um desentendimento entre o malogrado e o arguido por conta de uma “gorjeta” de 10 mil kwanzas, dada à data dos factos por um cidadão estrangeiro da Serra-Leoa, depois dos agentes do SIC o terem ajudado a resolver um dos problemas num dos seus estaleiros.
A sessão será presidida por Juízes do Tribunal Militar da Região Luanda. Segundo fez saber Halaiwa, o SIC acolhe esta sessão no quadro do reforço da transparência dos seus actos no âmbito da estratégia de pureza interna em curso na instituição e reafirma o seu compromisso com o rigor, a disciplina e profissionalismo dos seus quadros.