Sociedade
Psicólogo alerta para aumento de mortos por suicídio no mundo
O psicólogo Alberto Quilanda alerta para o número de mortos por suicídio no mundo, numa altura em que anualmente mais de 70 mil pessoas perdem a vida por esta razão, segundo a Organização Mundial da Saúde.
No âmbito do Setembro Amarelo, mês dedicado à sensibilização e prevenção do suicídio, o especialista disse que tal acto continua a ser um grave problema de saúde pública e que precisa de especial atenção da sociedade.
Alberto Kilanda falou que é importante olhar com cuidado e sensibilidade para o comportamento dos suicidas, principalmente no seio familiar, sendo necessário “dar atenção e apoio aos que sofrem em silêncio”.
Por último, mas não menos importante, o psicólogo deixou uma mensagem a todos dos cidadãos, incentivando a procura pelos serviços médicos na área da psicologia, de forma também preventiva.
A campanha Setembro Amarelo teve início nos Estados Unidos em 1994, inspirada pela trágica história de Mike Emme, um jovem de 17 anos que tirou a sua própria vida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, mais de 700 mil pessoas tiraram a própria vida no mundo. Contudo, estima-se que este número possa ultrapassar um milhão, considerando os casos subnotificados.